Monday, September 20, 2010

DEMETRIUS E A FALTA DE CUIDADO COM A SAÚDE DAS PESSOAS DE NOVA RUSSAS

Há alguns anos, meu amigo Demetrius passou mal, e descobriu que estava com sete artérias cardíacas entupidas, além de complicações com a diabetes. Operado, não aprendeu a lição. Continuou descuidado, mesmo sendo de uma família de cardíacos. Agora, não teve tempo. O AVC lhe pegou.

É costume, em Nova Russas, o descuido com a saúde. Mulheres não vão ao ginecologista e os homens, ao urologista. Vi no hospital um rapaz operado da próstata com 39 anos de idade. Não se faz exames rotineiros como PSA, glicose, ácido úrico, colesterol e triglicérides, e muito menos se mede a pressão. Bebe-se rotineiramente e não se dá tempo ao corpo para recuperação por meio de água e sucos. É por essa razão que muitos não têm tempo para tratarem-se, e morrem antes da hora.

A vida é uma viagem com hora marcada para o retorno com um conjunto de tarefas definidas, e um aprendizado a ser feito, desde que você não desgaste seu veículo e diminua seu tempo de vida útil. Diminuída, retorna-se antes, e neste caso não terá ninguém para lhe esperar. Regra geral, perambulará até completar seu tempo.

Você pode perguntar se as orações e missas pelos "mortos" não ajudam neste processo. Ajudam, mas não podem mudar as leis do Direito Divino.
A primeira Lei chama-se Lei de Progresso e a segunda, Lei de Solidariedade. Antecipando-se o tempo, nenhuma das duas poderá ser cumprida.


José Matos - Brasília - DF - 18.09.2010

Thursday, September 16, 2010

DEU NO BLOG DO ARETON

A TODOS OS NOVARRUSSENSES
Quinta-feira, Setembro 16, 2010 , 1 Comment

Infelizmente o nosso honrado cidadão e amigo Demétrio Aragão foi vitimado por um AVC na noite de ontem tendo sido encaminhado ao Hospital Municipal onde foi prontamente atendido pelo Dr. Scarcela que se encontrava de plantão.
Ainda na madrugada o mesmo foi transferido para o Hospital Monte Klininkum em Fortaleza onde foi internado por volta das sete horas da manhã e passa bem.


Ao amigo Demetrio, nossos votos de franca recuperação

Friday, September 10, 2010

SENADO CELEBRA DIA DO MAÇOM

O evento foi solicitado pelo senador Mozarildo Cavalcanti ( PTB-BR ) que descende de uma família ligada a essa sociedade. Segundo o senador, "20 de agosto é a data da celebração da Maçonaria Brasileira porque foi o momento da fundação do GOB - Grande Oriente do Brasil, em 1822. Seu primeiro Grão-Mestre foi o patriarca da independência José Bonifácio de Andrada e Silva. Tambem foi Grão Mestre da Órdem, o Imperador D. Pedro II. Além de lutar pela independência do país, a ordem maçônica defendeu a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República, também participou da Revolução Francesa, inclusive cedendo o lema liberdade, igualdade, fraternidade". Ele afirmou que " eram maçons os líderes da revolução que libertou os Estados Unidos da Inglaterra e frisou o trabalho da Maçonaria na construção daquele país". Para ele, "a instituição deve se renovar e se preparar para os novos tempos, sem esquecer o seu passado grandioso". A sessão contou com a presença de cerca de 100 maçons de vários estados e dos senadores Geraldo Mesquita Junior ( PMDB-AC), Adelmir Santana ( DEM - DF ) e Lúcia Vânia ( PSDB -GO ).

De acordo com Mozarildo, "há cerca de 5 mil lojas maçônicas no Brasil, dedicadas à realização de obras sociais e filantrópicas. Elas participam de campanhas de vacinação promovidas pelo governo, arrecadam e distribuem alimentos e vestuários, mantém creches, escolas e centros de apoio a idosos e promovem o combate às drogas, entre outras tarefas". Ele esclareceu que "a Maçonaria teve início em 1175, quando pedreiros ingleses, no intuito de guardarem em segredo a forma das construções góticas que tomavam conta da Inglaterra, se organizaram evocando a proteção de São João Batista".

Para o senador Geraldo Mesquita Junior, "a Maçonaria tem como missão fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos, confortar os infelizes, não voltar as costas à miséria, restaurar a paz de espírito e a paz aos desamparados, praticar as virtudes e a caridade, e dar novas esperanças aos desesperançados". Para ele, "seu credo religioso consiste apenas em dois artigos de fé: a existência de Deus e a imortalidade da alma, que têm como corolário a irmandade dos homens sob a paternidade de Deus".


Extraído do JORNAL DO SENADO de 20.08.2010 e adaptado por José Matos - DF