Friday, September 10, 2010

SENADO CELEBRA DIA DO MAÇOM

O evento foi solicitado pelo senador Mozarildo Cavalcanti ( PTB-BR ) que descende de uma família ligada a essa sociedade. Segundo o senador, "20 de agosto é a data da celebração da Maçonaria Brasileira porque foi o momento da fundação do GOB - Grande Oriente do Brasil, em 1822. Seu primeiro Grão-Mestre foi o patriarca da independência José Bonifácio de Andrada e Silva. Tambem foi Grão Mestre da Órdem, o Imperador D. Pedro II. Além de lutar pela independência do país, a ordem maçônica defendeu a Abolição da Escravatura e a Proclamação da República, também participou da Revolução Francesa, inclusive cedendo o lema liberdade, igualdade, fraternidade". Ele afirmou que " eram maçons os líderes da revolução que libertou os Estados Unidos da Inglaterra e frisou o trabalho da Maçonaria na construção daquele país". Para ele, "a instituição deve se renovar e se preparar para os novos tempos, sem esquecer o seu passado grandioso". A sessão contou com a presença de cerca de 100 maçons de vários estados e dos senadores Geraldo Mesquita Junior ( PMDB-AC), Adelmir Santana ( DEM - DF ) e Lúcia Vânia ( PSDB -GO ).

De acordo com Mozarildo, "há cerca de 5 mil lojas maçônicas no Brasil, dedicadas à realização de obras sociais e filantrópicas. Elas participam de campanhas de vacinação promovidas pelo governo, arrecadam e distribuem alimentos e vestuários, mantém creches, escolas e centros de apoio a idosos e promovem o combate às drogas, entre outras tarefas". Ele esclareceu que "a Maçonaria teve início em 1175, quando pedreiros ingleses, no intuito de guardarem em segredo a forma das construções góticas que tomavam conta da Inglaterra, se organizaram evocando a proteção de São João Batista".

Para o senador Geraldo Mesquita Junior, "a Maçonaria tem como missão fazer amigos, aperfeiçoar suas vidas, dedicar-se às boas obras, promover a verdade e reconhecer seus semelhantes como homens e irmãos, confortar os infelizes, não voltar as costas à miséria, restaurar a paz de espírito e a paz aos desamparados, praticar as virtudes e a caridade, e dar novas esperanças aos desesperançados". Para ele, "seu credo religioso consiste apenas em dois artigos de fé: a existência de Deus e a imortalidade da alma, que têm como corolário a irmandade dos homens sob a paternidade de Deus".


Extraído do JORNAL DO SENADO de 20.08.2010 e adaptado por José Matos - DF

No comments:

Post a Comment