Monday, September 20, 2010

DEMETRIUS E A FALTA DE CUIDADO COM A SAÚDE DAS PESSOAS DE NOVA RUSSAS

Há alguns anos, meu amigo Demetrius passou mal, e descobriu que estava com sete artérias cardíacas entupidas, além de complicações com a diabetes. Operado, não aprendeu a lição. Continuou descuidado, mesmo sendo de uma família de cardíacos. Agora, não teve tempo. O AVC lhe pegou.

É costume, em Nova Russas, o descuido com a saúde. Mulheres não vão ao ginecologista e os homens, ao urologista. Vi no hospital um rapaz operado da próstata com 39 anos de idade. Não se faz exames rotineiros como PSA, glicose, ácido úrico, colesterol e triglicérides, e muito menos se mede a pressão. Bebe-se rotineiramente e não se dá tempo ao corpo para recuperação por meio de água e sucos. É por essa razão que muitos não têm tempo para tratarem-se, e morrem antes da hora.

A vida é uma viagem com hora marcada para o retorno com um conjunto de tarefas definidas, e um aprendizado a ser feito, desde que você não desgaste seu veículo e diminua seu tempo de vida útil. Diminuída, retorna-se antes, e neste caso não terá ninguém para lhe esperar. Regra geral, perambulará até completar seu tempo.

Você pode perguntar se as orações e missas pelos "mortos" não ajudam neste processo. Ajudam, mas não podem mudar as leis do Direito Divino.
A primeira Lei chama-se Lei de Progresso e a segunda, Lei de Solidariedade. Antecipando-se o tempo, nenhuma das duas poderá ser cumprida.


José Matos - Brasília - DF - 18.09.2010

No comments:

Post a Comment