Wednesday, October 07, 2015

AO INTELECTUAL "PROFESSOR ?" TIM

Meu Caro “professor ? TIM”

Depois de ler sua “Réplica ao comentário do Sr. Gonzaga Mourão!” sínto-me instado a retornar ao assunto, por inúmeros motivos óbvios.
Antes porém, gostaria de agradecer tantos “elogios” a esta singular pessoa, reconhecidamente imerecedora, pois nada do que foi dito ali tem real fundamento. Digo isso, porque o amigo fugiu do terreno cultural que é sua verve, não se conhecendo cultura maior e mais equilibrada, para situar-se na área econômico-financeira que você igualmente deve dominar com muito conhecimento e preparo, podendo até ser chamado pela Dilma para ministro da fazenda, para reorganizar a economia deste país repleto de técnicos em todas as áreas, e talvez quem saiba, consiga ressuscitar a Petrobras, a Pasadena, Abreu e Lima e outras mais.
Ao descer para esse terreno, fico mais a vontade para lembrar ao amigo que como conhecedor do assunto, você sabe que cabe a administração de uma empresa, as decisões como ampliação, modernização, manutenção e até extinção, quando julgar conveniente, não havendo qualquer obrigação de explicar os “porquês” da decisão a quem quer que seja.
Quanto à educação, embora um homem de grandiosa cultura, me parece que você não acompanhou o trabalho realizado nos 4 anos de nossa gestão naquela pasta. Eu podia até lhe lembrar alguns pontos de relevo para melhor ilustrar o assunto.
Visitamos pessoalmente todas as escolas do município, conhecendo e sanando os problemas em cada uma delas. Na Espacinha, por exemplo, criamos ali uma biblioteca a pedido dos professores. Conhecendo as deficiências do Supletivo, levamos dois diretores do colégio para Fortaleza, preparando-os para uma nova fase. Melhoramos o curso, modificamos o sistema de provas, e muitos dos alunos hoje possuem nível superior.
Assinamos a ordem de serviços para a construção do Núcleo de Artes e Cultura, fundando ali uma grande biblioteca. Construímos o colégio São Francisco, para atender aquela sua área, cujos alunos tinham de se deslocar até o Colégio Cornélio Rosa. Criamos uma biblioteca móvel que circulava em todos os distritos emprestando livros aos alunos e moradores. Criamos o Conselho Municipal de Educação, com isso os colégios não mais necessitam ir a Fortaleza para aprovarem suas pretensões. Este órgão, com atribuições administrativas e de fiscalizador da educação, é hoje, pasmem, administrado por uma diretora de colégio, fiscalizando o seu próprio trabalho. Demos qualidade a merenda escolar, criando um sistema de cardápio, cujo programa foi solicitado pela fiscalização do MEC para implantação em outros municípios. Tivemos uma grande participação nas várias negociações em Sobral, para a implantação do Campus Avançado da UVA em nosso município. Justamente por isso nos coube a incumbência de instalar e permanecer como seu primeiro coordenador, quando administramos os primeiros vestibulares. Eu desconheço qual o professor teve seu salário reduzido, pois a legislação não permite redução salarial, gostaria de ter essa informação. Mas posso provar quantos recebiam na época R$ 80,00 por mês e os reajustamos para o valor do salário correspondente a classe na época.
O que me deu pena, foi que quem me substituiu logo fechou o Supletivo, desmontou a biblioteca móvel, e desestruturou o núcleo de artes retirando dali a biblioteca existente, transformando-o numa escola de música. Pois nem o anfiteatro se usa mais. Atualmente algumas escolas foram fechadas obrigando os alunos a grandes deslocamentos. Por último, permitiram a retirada da UVA por total falta do apoio acertado de início, se retirasse do Campus, retornando para Sobral com seus pertences.
Embora não tenha satisfações a dar a quem quer que seja, com respeito ao TCM tão alardeado pelo sapiente guru, tenho a informar-lhe que, para sua maior tranquilidade, que ao chegar às mãos do Dr. Juiz, o mesmo decretou a extinção do processo por absoluta incompetência da parte processante. Isso pode ser comprovado no Fórum local. Soube que o amigo não tem conseguido dormir preocupado com esse caso.
O amigo me cognominou de “sabichão, intelectual com várias graduações”, me surpreendendo por conhecer minha ficha tão bem. Realmente, possuo mais de uma graduação, pena que  na universidade não ensinam a “arte da digitação” e isso faz com que aconteça de se pressionar o “n” ao invés do “m” no caso de “chana” e “chama” por serem vizinhos no teclado, ou “autodidata” por tocar na barra de espaço involuntariamente. Como também não ensinam artes marciais nas universidades e isso dificulta um pouco a solução de alguns problemas.
Quero lembrar-lhe ainda que, ao postar qualquer matéria em seu blog, isso o torna corresponsável pelo seu conteúdo. É como se assinasse em baixo. Não adianta desculpas. Você se torna responsável por aquilo que publica.
Informo tudo isso, porque sei que o amigo é um homem muito ocupado e dedicado aos seus empreendimentos, e por certo não tem tempo nem oportunidade de se juntar às maças para colher maiores informações. Tem ainda as dificuldades provocadas pelo assédio dos inúmeros alunos em busca do saber, que por certo ocupam o pouco tempo vago disponível. Sei perfeitamente com que esmero e distinção o nobre amigo trata de seus interlocutores, especialmente as mulheres a quem costuma dedicar o maior respeito e dedicação, nunca se excedendo perante as mesmas nem lhes faltando com o respeito merecido. Porque você é um rapaz decente e não faria nada disso.   

No comments:

Post a Comment