Saturday, August 14, 2010

CÂMARA DOS VEREADORES DE NOVA RUSSAS FIRMA-SE COMO PODER INDEPENDENTE

Pela primeira vez na história de Nova Russas, a Câmara dos Vereadores firma-se como poder independente, apesar do assédio que alguns dos seus membros têm recebido. Assim é que deve ser. Com esta atitude, seguramente de agora em diante, seus membros receberão mais respeito da coletividade.
Tendo a função de legislar e fiscalizar o executivo, compete aos seu membros tomarem as medidas necessárias para que a cidade não seja prejudicada, e isto deve ser feito com a maior tranquilidade e equilíbrio possíveis.
Sem o apoio da câmara, a cidade ficará ingovernável. Se já estava ruim, ficará pior.
Infelizmente, até hoje, Nova Russas não teve prefeitos, e o atual repete a fórmula equivocada dos anteriores. Governa-se apenas para seus eleitores ou para possíveis eleitores. Os opositores são tratados como inimigos. Funcionários são transferidos ou perdem suas gratificações e cargos quando seus vereadores mudam de lado. Não se olha o critério da competência e necessidade. Os funcionários nunca tiveram seus pagamentos de acordo com a promessa de pagamento para o dia 20, e mesmo recebendo com atraso, paga-se uns e não paga-se outros. Dentro da cúpula do governo alega-se que eles não votaram no prefeito .
É muito difícil para pessoas medíocres entenderem que deve-se tratar bem inclusive os opositores. Dar-lhes ouvidos, e refletirem sobre as críticas e sugestões que recebem. Sobre esta conduta já pronunciou-se o poeta Fernando Pessoa: " Nada é pequeno se a alma não é pequena". Na mesma direção afirmou São paulo: " fazer bem aos adversários corresponde a amontoar brasas sobre suas cabeças".
Como é difícil encontrar generosidade genuína no meio político, mas com este passo dado pela Câmara talvez esteja começando uma nova era de políticos em Nova Russas ou eu vou continuar clamando no deserto.

José Matos, hoje de Nova Russas, Ceará - 14.08.2010

No comments:

Post a Comment