Monday, April 11, 2011

. TISSUNAMI

Quando fazia o primário, (hoje fundamental), aprendi que entre as forças da natureza, existiam também o terremoto e o maremoto. É verdade, que terremotos até aqui no nosso Ceará tem acontecido nos mais diversos quadrantes do estado, como na Meruóca, em Sobral, Russas, Pereiro, entre outras. Mas de maremoto, afora os livros, nunca ouvi falar, nem mesmo nos noticiários.
Ultimamente, recebemos com tristeza de dois Tsunamis que são o que chamamos de maremotos.
Confesso que não tinha a menor ideia do que representava isso. Não imaginava a grandeza e a força da natureza nesses momentos. Já são mais de 10.000 mortos, milhares de prédios destruídos, as usinas atômicas foram atingidas e ainda ameaçam explodirem o que se assemelhará a uma bomba atômica, milhares de vezes mais potentes do que as duas bombas lançadas no Japão (em Hiroshima e Nagasaki). As águas do Pacífico a uma distancia de 42 km da cidade de Fukuchima foram medidas e a irradiação ali presente, representa 5000 vezes mais do que o aceitável pela OMS.
Tudo isso representa uma ameaça incalculável para a humanidade. Nos países próximos ao Japão, nem mesmo peixe, a base principal de sua alimentação, está sendo utilizada. Só os produtos industrializados, por estarem isentos de irradiação, pois foram produzidos antes da ocorrência.
Apesar de tudo, a terra continua tremendo no sul da Ásia, O japão acaba de sofre um novo terremoto de 7,5’ na escala Richter, o nos faz imaginar que a qualquer momento novas ocorrências poderão acontecer.
Só para termos uma ideia da fúria do tsunami, resolvi divulgar essa foto que nos mostra até onde vão as forças da natureza.-

No comments:

Post a Comment