Saturday, July 10, 2010

O GOLEIRO BRUNO E O VALOR DOS AMIGOS

O meio futebolístico e artístico atrai muitos jovens carentes, financeira, cultural e espiritualmente, e alguns não desenvolvem a mínima capacidade de conviver com o sucesso, dinheiro fama, assédio de mulheres bonitas e a bajulação da mídia.

Muitos morrem ainda jovens, consumidos pelas drogas e bebidas, e outros ainda, na penúria material.

Mas seria a origem carente a causa de todos os fracassos ? Não porque acontece também com os bem criados, e muitos ex-carentes são pessoas de bem e equilibradas.

Então onde está a causa? Examinando suas vidas encontramos sempre a falta de amigos ajuizados ou a falta de interesse em dar-lhes "ouvidos". Neste segundo caso, deixaram que o deus dinheiro e a fama ficassem acima de valores fundamentais para a vida e o viver.

Agora é o goleiro Bruno do flamengo que está na berlinda. De infância pobre e abandonado pela mãe, podia ter se aproximado do ídolo Zico e outros, e ouvido seus conselhos, mas preferiu cercar-se de pessoas medíocres que fazem qualquer coisa para agradar o chefe.

Da justiça, dificilmente escapará. A falta do cadáver não é impedimento a sua condenação. Há jurisprudência segura dos nossos tribunais sobre este assunto, e dificilmente sairá antes do julgamento porque o crime causou comoção popular, além de ser hediondo ( art 121 § 2º do Código Penal. Pena: 12 a 30 anos ).

Sobre a amizade Cristo se pronunciou: " Tenho vos chamado amigos porque tudo que aprendi de meu pai tenho lhes ensinado". Amigo é o que auxilia o outro pelo prazer de ve-lo feliz.


José Matos - Professor e Conferencista - Brasília - DF - 09.07.2010

No comments:

Post a Comment